A terapia familiar é uma modalidade de atendimento, que tem como função promover o diálogo entre os seus membros, auxiliando-os na resolução de conflitos e na construção de relações respeitosas e saudáveis.
As sessões acontecem em grupo e os membros da família são convidados a falar sobre os seus sentimentos, frustações e angústias. O diálogo é a principal ferramenta do atendimento terapêutico.
Enquanto um se manifesta, o outro escuta pacientemente, o psicólogo, atua como mediador, organizando a conversa e permitindo que todos tenham a oportunidade de expressar seus sentimentos.
A terapia familiar é indicada quando a família está vivenciando momentos de desarmonia, enfrentando o luto, situações traumáticas, entre outras situações em que, a dinâmica familiar está impactando a saúde e o bem-estar emocional dos seus membros.
O processo terapêutico pode ajudar a melhorar a comunicação familiar, ressignificar experiencias traumáticas e promover uma compreensão maior entre os membros da família, fortalecendo os laços afetivos e o respeito mútuo.