Carregando

Orientação de Pais


O papel da orientação de pais, tem como objetivo acolher as angústias e inseguranças dos pais em relação ao desenvolvimento de seus filhos. Nesse sentido, o trabalho do psicólogo é auxiliar a família a reconhecer as necessidades emocionais da criança, assim como propiciar maior compreensão acerca do seu funcionamento mental, da relação pai-mãe-filho, das suas queixas e da evolução do tratamento.

Durante o processo de psicoterapia infantil, a parceria entre a família, o psicólogo e a escola, é de extrema importância para o sucesso do tratamento da criança, pois as mudanças necessárias na rotina e no ambiente em que a criança está inserida, serão construídas conjuntamente pelo terapeuta, a criança, os pais e a escola, se necessário.

A orientação de pais favorece o entendimento em relação aos filhos, e à medida que eles tomam conhecimento da origem dos comportamentos dos filhos, aprenderão como lidar melhor e agir em diversas situações.

Alterações positivas na conduta dos pais irão refletir na mudança do comportamento da criança. Pais presentes, que procuram escutar e entender as necessidades dos filhos, fortalecem os vínculos afetivos, o sentimento de pertencimento da criança aquela família, e estimulam os filhos a sentirem-se mais confiantes e seguros de si mesmos, para enfrentarem os desafios da vida.

ico Whats